quinta-feira, novembro 10, 2005 Margarida Lozano 3 Comments

A psicologia dos Contos de Fadas

Há pais que insistem a que as crianças tenham que pensar racionalmente como eles, pensam que é a partir daí que os tornam mais maduros... Mas nem sequer pensam que os sentimentos são fundamentais para a formação do carácter; queixam-se que só as histórias (por exemplo, os contos de fadas) trazem confusão em relação aos conceitos da realidade que devem ser ensinados às crianças. A sabedoria não é uma coisa que nasça e sim uma coisa que se constrói, começando por um “estágio” irracional que depois se desenvolve num maduro psiquismo. As crianças têm uma enorme necessidade de lidar com os sentimentos. A assimilação é muito importante para aquelas que desejem encontrar as respostas lógicas para o mistério da existência. Os contos de fadas têm a função de dar ás crianças um desenvolvimento imparcial tão completo quanto possa vir a ser o do prestigiado intelecto, através do intuito e dos sentimentos; permitem a que as crianças se identifiquem com alegrias e dificuldades dos seus heróis... Há um impacto no psiquismo devido às experiências quotidianas. Ajuda a criança a ter uma aprendizagem adequada, mais interesse e diversão. Ela “tira” das narrativas o melhor que possa aproveitar para ser aplicado no seu estado de espírito.
É por isso que as crianças pedem aos seus pais que contem novamente as histórias, para que os sentimentos sejam revividos em cada repetição delas, conforme as necessidades do momento vivido.

Podes Também Gostar De...

3 comentários:

Não sejas assim João, comenta... Diz o que pensas. Ou não sabes o que dizer mesmo?
Repara, não se trata de eu ter razão ou não...

ameujeito disse...

eu gosto d contos de fadas.. e n sou criança.. pronto ta bem.. sou 1 cadito..
:p
**

PiR disse...

eu concordo contigo por inteiro! que seriam os sonhos das crianças, e os nossos também, se no meio de tanta desgraça não houvesse uma história que acabasse bem?!
Podem ser de fadas, mas são os esses contos que nos lembram que a esperança não está perdida e que pode haver um "felizes para sempre"!!!

*bjins
(td bem ctg? =)