quarta-feira, março 01, 2006 Margarida Lozano 4 Comments

«Uma dose de "droga", uma grama de esperança»

Fui muitas vezes, numa busca de emprego, confrontada com a principal dificuldade de me exigirem pelo menos alguma experiência num determinado emprego (ex. lojista, empregada de balcão, etc..). Pelo menos em todos os lugares que contactei pessoalmente me faziam essa exigência. Agora pergunto, como posso ter essa experiência que "necessitam" se não me dão a oportunidade de a ter?

Reparem, estas situações até aparecem á porta de quem é licenciado.

E se me perguntarem quem é a pessoa que tem mais probabilidade de entrar num determinado emprego, entre aquela que só tem o 12º ano feito e aquela que é licenciada direi que é a primeira. E tudo isto, muitas vezes, uma questão de dinheiro. Maioria dos empregadores não prefere o licenciado uma vez que terão de lhe pagar mais do que aquele que tenha até o 12º ano feito. Como duvidar, se eles próprios não conseguem desmentir...!

Podes Também Gostar De...

4 comentários:

PiR disse...

Eu concordo plenamente contigo em todos os aspectos! Também conheço pessoas que passam pelo mesmo que tu e não concordo nada com as suas políticas!
A questão dos licenciados, apesar de concordar, não acontece assim em todo o lado, porque apesar de tudo, há muitas empresas a contratar licenciados pagando-lhes o mesmo que pagariam a outra pessoa sem "canudo". Também existem estes casos e acredita que são cada vez mais!

De qualquer modo, espero que tenhas muita sorte!! ;)

*bjins

;) essa fase já passou 'miga, graças a Deus.

Sim eu não falo de todos os licenciados; e refiro-me mais a empregos que não têm nada a ver com o curso dos licenciados. Como deves saber há até engenheiros que limpam as mesas dos cafés, e é desse ponto de vista que tiro em relação ao ordenado.

"Quem contrata quer sempre o melhor empregado possível ao menor custo. Pede com experiência, mas muitas vezes fica com um sem experiência. Ou porque não aparece ninguém com experiência, ou porque gostou mais de uma pessoa que não tinha experiência." - Claro não digo o contrário, concordo. Mas o que quero dizer, é que se não me dão oportunidade de ter experiência como vou adquiri-lo? Por exemplo, pedem a uma psicóloga 1 ano de experiência na sua área, mas ela não tem. Não vai adquirir essa experiência se está sempre a levar "nega" pelas pessoas que exigem isso. Só vai adquirir quando alguém dar a oportunidade a ela de levá-la em prática! Estás a entender?

" ..."terão de lhe pagar mais do que aquele que tenha até o 12º ano feito."

Não necessáriamente. O licenciado pode aceitar receber o ordenado do 12º."


Mas o problema não é esse. Os empregadores é que não preferem o licenciado porque pensam que o mais provavel é pagar mais a ele do que a um que só tem o 12º. Eles - alguns, claro - pensam assim!

"Em último caso o licenciado pode sempre tentar ocultar esse facto..." - Para quê, uma vez que pensam ter mais oportunidades de entrarem? Eu não vou ocultar o facto de ser licenciada quando a esperança de conseguir o emprego fala mais alto.

"O facto de ser licenciado permite ter acesso a empregos que o não licenciado não consegue." - Concordo, mas não refiro a esse ponto. :p

:)

Tudo bem, direito de cada um exigir o que quer... É aborrecido passarmos por vários locais com a razão de que exigem pessoas com grande experiência. :(