É impressão minha ou há aqui qualquer coisa errada?

domingo, setembro 16, 2012 Margarida Lozano 4 Comments

   


Quando estive no HSM, vi/ouvi enfermeiras a provocarem uma doente idosa (já no seu estado senil) chamando-lhe de 'porca' e 'badalhoca'. Se eu não tivesse numa situação delicada, a primeira coisa que faria era reclamar com a enfermeira-chefe sobre estas ditas profissionais (acreditem que ainda hoje mexe comigo só de pensar que não escrevi uma reclamação!). 

Engraçado como após ter partilhado este facto, uma pessoa saí-se com «Assistis-te à história toda? Isso não teve contexto nenhum? Generalizar é mto mau! Bem pode a sociedade portuguesa agradecer a "falta d ética" dos enfermeiros portugueses!» 

É impressão minha ou há aqui qualquer coisa errada?

É que para além de ter assistido a tudo - porque praticamente esta utente estava no mesmo quarto onde me encontrava - e vendo a falta de bom senso... ainda tenho de agradecer a "falta de ética" dos enfermeiros portugueses? 

Ainda tem de existir algum contexto como desculpa para a falta de ética?! Não é por nada, mas... Independentemente de qualquer contexto, nunca uma profissional deve tratar os doentes desta forma.
   

Podes Também Gostar De...

4 comentários:

Joana disse...

há maus profissionais em todas as áreas! encontraste péssimos exemplares, mas tb os há que são fantásticos e humanos!

Mas o comportamento foi injustificável fosse em que contexto fosse e estivesse a doente em consciência ou não! Mas já contactei com muitos enfermeiros e não tenho nenhuma história de tamanha falta de ética! Felizmente!

Ritinha disse...

Não percebo esse comportamento. Não é justificável em caso nenhum :/

Joana (Dra-D) disse...

Minha querida, concordo contigo o que assististe é deplorável.
E se de facto mexe contigo, porra, pega em ti e reclama. Lá porque não reclamaste na altura, podes sempre reclamar. E podes sempre mandar uma carta à administração.
Eu sou a favor da verdade, se há bons profissionais devem ser valorizados e reconhecidos no seu bom trabalho. Se há maus profissionais, devem ser castigados, e repreendidos quando fazem mal.

Lá porque uma classe profissional é bem vista aos olhos da comunidade, as más pessoas que também integram essa classe, não se devem valer da boa fama da classe, para acobertarem as suas más acções. Porque são estas más pessoas integrantes de uma classe, que vão dando mau nome à classe.

Pessoalmente. Tive uma grande sorte. Há 4 meses estive internada por uma cirurgia de urgência e tive a MAIOR e MELHOR sorte do mundo com todo o pessoal médico, dos cirurgiões às enfermeiras, às auxiliares. Mas ainda irei escrever sobre a enfermeira que apanhei na triagem, pelo péssimo trabalho da mesma.

...Ju...:
Por isso é que dei apenas referência a estas enfermeiras, e não elas como um todo. Infelizmente é assim, fazem a licenciatura para terem comportamento destes.


Ritinha:
Claro que não é! Por isso é que não percebo o motivo de acharem que tem de haver mesmo um contexto para se obter respostas destas... é que não existe mesmo.


Joana:
Bons olhos te vejam!! Há tanto tempo!!
Infelizmente não tenho o nome das três enfermeiras para poder reclamar mas numa próxima, nem que esteja mais morte do que viva, vou reclamar, vou mesmo. Achei desumano.