terça-feira, outubro 19, 2010 Margarida Lozano 26 Comments

Tudo menos o correcto



Um dia de emprego como outro qualquer, concentrada no meu trabalho... quando de repente a minha chefe entra pela sala completamente desnorteada, a perguntar quem teria conhecimento dos primeiros socorros. Se bem me recordo dirigiram-se pelo menos quatro colegas minhas para socorrer a pessoa que tinha desmaiado no corredor. «Ok... Já estão pessoas suficientes para ajudar», pensei eu. De repente tive uma certa sensação, e dou por mim a sair da minha secretária. Quando chego ao local, nem queria acreditar: estavam duas pessoas a ver e as outras duas a tentar acordar a mulher com palmadas na cara, estando esta sentada. Estaladas?! Sentada?!? 

Vendo aquele procedimento um grandessíssimo erro, avisei que ela deveria estar deitada. «Deitada??», ignorei a pergunta parva da minha chefe, segurei a senhora (sozinha, com aquele peso todo e as parvas a olhar) e coloquei-a no chão em posição lateral para o oxigénio poder chegar ao cérebro, e sem correr o risco da língua poder sufocar. Em menos de nada acordou. 
Com aquilo que vi, saí quase a cuspir fogo por saber que tiveram uns 2 minutos com ela naquele estado! É absolutamente ridículo, prestarem ajuda sem ter a menor ideia do que fazer!... Ainda por cima uma senhora com problemas de coração e com tensão alta.

Saber os primeiros socorros é essencial.
   
   

Podes Também Gostar De...

26 comentários:

Shell disse...

É mesmo essencial... E neste caso poderia ter consequências graves! Da mesma forma que saber ajudar quando vamos na rua é muito importante :) * beijinho

Anónimo disse...

Essas tuas colegas foram muito leves e ausentes menina Guida :P

M. disse...

É mesmo essencial e convém termos todos umas noções!


***

A Loira disse...

Primeiro a brincar:

Uma vez tive uma queda de tensão quando andava no meio do monte a pedalar, parei e o meu amigo veio ter comigo, avisou-me que eu estava branca, eu disse que não me estava a sentir muito bem, que ía comer uma barrita e beber e diz-me ele "Se algum dia desmaias no meio do monte e não me avisas em antes levas tanta chapada nessa cara que nem imaginas"


Outra vez, no banho turco, eu e uma amiga, as duas em bikini, eu sento-me e digo que não me estou a sentir bem e ela começa aos gritos e a saltar "Por favor, não desmaies agora, agora não posso ir chamar ninguém, espera só um bocadinho"


E agora a sério:
É grave quando as pessoas tentam prestar primeiros socorros sem saber correndo o risco de prejudicar ainda mais a pessoa em causa. As pessoas deviam ter mais cuidado com isso.

Fizeste muito bem Guida.

Ritinha disse...

Em situações dessas só deve ajudar quem percebe alguma coisa disso... senão em vez de ajudar só prejudicam --'

cheiro a ti disse...

é mesmo! mas infelizmente isso é típico das "senhoras" deste nosso pequeno país... a cusquice é sempre mais forte!!
que nervos!

Urban Cat disse...

O que vale é que estavas lá!

Anónimo disse...

Já deu para perceber que é sempre uma mais valia andar com a menina Guida por perto, não vá o diabo tece-las :P

Estou parva!! São noções básicas!
Depois, quando não se sabe, mais vale estar QUIETO/A!! :S

Anónimo disse...

Por acaso, é. Devia haver formação obrigatória.

sasha disse...

oh meu deus! estás a falar a sério? ainda bem que os sabias, senão poderia estar mesmo em perigo de vida :s sim, é mesmo essencial, nunca é demais saber esse tipo de coisas

eu gostava de ter um curso de primeiros socorros, este fim de semana vim um tipo desmaiado durante 10 ou 15 minutos e as pessoas que estavam à volta dela não faziam a minima ideia do que stavam a fazer

Anónimo disse...

Saber primeiros socorros deveria ser essencial. Do mesmo modo deveria ser essencial ter a inteligência de não querer parecer uma pessoa decidida, aos olhos da chefe, especialmente quando está em jogo uma vida.
Mas enfim... estamos neste Mundo com eles/as, que remédio senão aturá-los/as.

teardrop disse...

Ainda bem que o teu sexto sentido te disse para ires lá! Felizmente para a senhora conseguiste ajudá-la a tempo! São precisas mais pessoas como tu, essa é que é a verdade!

A do giz disse...

Por acaso também é coisa que me causa um pouco de urticaria. O número de pessoa que nem sequer sonha o que pode ser uma posição de segurança é assustador.

Beijinhos

Bloguótico disse...

Há por aí muito "boa" gente gente que não percebe nada de primeiros socorros, mas são sempre os primeiros a aproximarem-se da vítima... e não é para a socorrer ou pedir a alguém que o faça!

MagicWoman disse...

Bem.... ainda bem que apareceste!

kiss

Anónimo disse...

valia mais estarem quietas!

Shell:
É mesmo. Tanto que poderia ter prejudicado a pessoa! :/

Zen:
Concordo inteiramente!

M.:
É básico e tudo! Nada que saber! :)

Vera, A Loira:
LOOOOL bela companhia que tiveste para "socorros" :p humor negro!
É grave, mesmo :( Obrigada, querida!

Ritinha:
Pois, não pensaram quando correram para junto dela... curiosidade fala-lhes mais alto!

Cheiro a Ti:
Felizmente nunca me meti por curiosidade. Antes, sou mais curiosa em aprender as noções básicas de ajuda, do que propriamente ficar a olhar.

Marta:
Sim, felizmente tive a tal sensação!

A.Menina:
LOOL de facto!

A Minha Essência:
É verdade! Coisas que pensei eu que soubessem mas afinal só souberam fazer o oposto do "acertado". Que neura :/

BS Of Life:
Penso que existe cursos de primeiros socorros gratuitos. De qualquer forma pode sempre aprender através da Internet. Todos deveriam saber, sem dúvida!

Kitty:
É a sério! Fiquei extremamente chateada por não terem feito as coisas com devida atenção. Ainda para mais, uma mulher que tem graves problemas de saúde! Passei-me!

Separado de Fresco:
Pois! Ora aí está um momento que deveriam praticar as noções básicas... Mas nunca tiverem interesse em aprende-los! :(

SolVent:
Sim, é verdade. A minha chefe não sabia mesmo o que estava a fazer. Lá está, quando não se sabe não se deve meter não é verdade? E melhor ainda, deveria saber!

Teardrop:
Felizmente senti que precisavam de mim. Pior foi ver o resto, mas valeu a pena que depois tudo correu bem! Obrigada :)

A do giz:
Assustador mesmo! Até por que, imagina que elas poderiam fazer algo que prejudicasse? Tem que se ter o maior cuidado do mundo.

Bloguótico:
Também! Tal como aquele vídeo da senhora caída no metro, e que a única pessoa que se aproximou foi uma senhora "invalida". Uma tristeza!

MagicWoman:
Felizmente, sim!!

a strange girl:
Foi exactamente o que eu pensei!

Su disse...

Por acaso acho que isso deveria ser ensinado na escola... já que se aprende tanta coisa inútil aí estava uma boa substituição...

O que vale é que quem tem uma Guida por perto tem tudo!
Beijos

Su:
Tão querida :) não tem tudo, mas tem o mais importante! Obrigada.