Roma: a gorjeta

quarta-feira, fevereiro 23, 2011 Margarida Lozano 13 Comments




   

Um dos pontos importantes para quem vai a um restaurante em Itália é verificar se existem valores extra no menu - como por exemplo a gorjeta. Há menus que indicam que o valor do "consumo" tem a gorjeta incluída, há outros que simplesmente não têm mas é "obrigatório" dar. Uma informação que eu não sabia! Eu e as minhas amigas fomos a um restaurante, com empregados simpáticos - mas só para persuadirem a entrar no restaurante -, comida razoável, ambiente agradável... chega o momento de pagar a conta. Quando colocámos o dinheiro em cima da mesa e já de saída, o empregado dá meia volta e vai ter connosco todo revoltado indicando que faltava dinheiro (2€). Como sei que eu fui a única a colocar a moeda de dois euros, respondi-lhe que o valor restante estava em cima da mesa. Fez-se de desentendido e conversa puxa conversa, ele desiste e vai-se embora.
Conclusão: o empregado ao confirmar o valor pago apercebeu-se que não havia gorjeta, então decidiu tirar os dois euros e dar-nos uma "cantiga".

  

Podes Também Gostar De...

13 comentários:

Nokas disse...

Dessa eu não sabia!

Shell disse...

Não fazia ideia!! Que horror :x * beijinho

Me disse...

What? Li isto e fui pesquisar o que queria dizer gorjeta, na minha opinião é o dinheiro que se dá ao empregado pelo seu bom serviço, mas isto voluntariamente.

Mas segundo a wikipedia:
"Gorjeta é um dinheiro que se paga separadamente ao garçom pelo seu serviço bem feito. Há duas modalidades de gorjetas: as espontâneas e as compulsórias. As espontâneas são aquelas dadas diretamente pelos clientes aos empregados, normalmente como reconhecimento dos bons serviços que lhes foram prestados, sendo que o empregador não tem nenhum controle sobre tais valores, uma vez que os mesmos não são computados ao final do dia na caixa da empresa.
Já as compulsórias são as importâncias cobradas dos clientes como adicional nas notas de despesas, sendo que o empregador fica com a obrigação de guardar e repartir os valores a cada empregado. A divisão dos valores recebidos será de acordo com as regras fixadas e estipuladas, em contrato de trabalho, regulamento interno da empresa, ou ainda, no instrumento coletivo de trabalho da respectiva categoria, não sendo permitida a cobrança ou retenção a qualquer título sobre tais valores pelo empregador."

Fico sem entender, acho que não tem lógica, já se paga tanto nos cafés e ainda somos obrigados a dar gorjeta, é bastante estúpido. Os empregados tem é de ser simpáticos, não vão ser contratados se forem antipáticos. Enfim, não percebo.

Ritinha disse...

A sério? Que delícia de empregado :/

Me disse...

Olá guida :)
os penteados dela são fantásticos, procura por bubzbeauty no youtube e encontras o canal dela xD

em relação às gorjetas, enfim, é de bom tom deixar gorjeta, mas acho que é completamente ridículo ser obrigada a.

beijinhos ;)

Tive mais sorte que tu então! Pois das vezes que lá estive nunca tive uma situação dessas e ainda bem! :)

Kiss

AvoGi disse...

nao passei por situação assim , mas comi com talheres de plástico e paguei como se fossem de ouro.
em plena Fontana de trevi
caro pa caraças
kis .=(

Otário Tevez disse...

então mulher... que dúvida encontraste nas calças do Frederico?

diria, que a situação do empregado é deveras relativamente caricata.
saudações!

Otário Tevez disse...

epá, jovem, mulher, pessoa do sexo feminino, gaja, guida, peço desculpa numa coisa... quando vi o teu comment no meu estabelecimento julguei que ele se referia a uma outra publicação, fiz confusão... esquece lá as calças do frederico então... e salvo seja -.-

;) saudações otárias!

Nokas:
Numa oportunidade que tenhas de ir a Itália, já sabes! ;)

Shell:
ah pois é! :s

Me:
resposta dada no teu blog :p

Ritinha:
LOL é mesmo! Uma simpatia!

A Minha Essência:
Imagino se passavas por isto, arrebentavas. És de impulsos :p

Avogi:
Credo! Mais valia um taparuwer que seria luxo!

Otário:
Não precisas de te desculpar! Estás à vontade, gajo! :)

Olhos Dourados disse...

Bolas!
Desconhecia!

Olhos Dourados:
Tem cuidado! :p