quarta-feira, fevereiro 15, 2006 Margarida Lozano 10 Comments

Sensação irracional

Suponhamos que uma pessoa introvertida entra num local público qualquer e alguns instantes depois um grupo de pessoas ri-se de uma piada contada. Muito provavel é que aquela pessoa fique com a sensação de que estão a rir-se para ela. Que acontece? O estado incómodo leva a que a pessoa evite os lugares públicos. Talvez fosse mais sensato a pessoa tentar perceber o porquê da risota antes de pensar deixar de frequentar os locais. Bastava apenas isso.
«Grande parte dos problemas se resolveriam se fossemos capazes de desmontar as nossas crenças irracionais e desenvolver comportamentos mais ajustados», de acordo com a Psicoterapia.

Podes Também Gostar De...

10 comentários:

PiR disse...

Não poderia estar mais de acordo!
Mas a verdade é que para essas pessoas não é assim tão fácil! Por cauisa disso existem pessoas que nunca mais saem de casa, ganham fobia a estar com outras pessoas!

Pois não, não é... É difícil deixarmos de ter a sensação, sem primeiro averiguar se é o que realmente se pensa. Até penso que mesmo que a pessoa introvertida se aperceba que a risota não seja para ela, sentirá ainda uma indisposição, embora seja uma sensação "de vento" - leve/pequena.

Já te aconteceu o mesmo?

PiR disse...

Já. E, embora não seja "tão paranóica", às vezes mesmo quando tento esquecer e digo a mim mesma que pensar nisso é uma perda de tempo..., às vezes não dá!...é superior a mim...

E ctg, já?

É verdade, também a mim acontece. Deveriamos não ligar, mas como tu dizes é "superior a nós". Quando nos apercebemos que de facto não era nada connosco, o mau estar ainda fica em nós! É difícil controlar...

PiR disse...

Honestamente, ainda bem que te passou com a idade, mas não me parece que esse seja o factor chave de sucesso! ( e sei que falaste a nível particular!)

Mas também não acho que seja um pensar que "somos o centro do mundo" que leve a esse tipo de atitudes. Muitas vezes é a constatação de alguns momentos que te levam a generalizar, e isto não só a este nível, mas a muitos outros!

E é claro que "É muito mais facil sermos ignorados do que sermos o centro das atenções.", concordo completamente contigo! Mas não acredito que muitas dessas aitudes surjam apenas de se pensar ser o centro das atitudes, acho que existe muita coisa por detrás: um histórico qualquer pessoal, um trauma qualquer, que leve a esse tipo de fobias, que podem aliás podem diferenciar de pessoa para pessoa! Acho que não se pode generalizar nestes casos!

Mas... talvez passe com a idade... com um maior tempo e oportunidade de se puder mudar!... quem sabe... vantagens da idade...

Concordo.
O facto de existir esse sensação por parte da pessoa introvetida deve-se a várias situações que lhe ocorreram no passado. Por exemplo: ser alvo de troça - leva a pessoa a ter baixa auto-estima, e isso faz com que sinto uma insegurança quando acontece alguma situação referida no post.
:)

*essA sensação
*sintA uma insegurança

Quando me acontecia uma situação dessas não me sentia propriamente o centro do/das mundo/atenções :)

Certo... Percebo. Mas acho que o "centro do mundo" tem que ser usado para outro exemplo que não é este. Acho que é mais lógico utilizar a frase para pessoas que pensam que o mundo gira á volta delas - são pessoas superfuas, convencidas, banais. Não para pessoas que têm baixa auto-estima.
:)

PiR disse...

Eu acho que a guida chegou ao ponto! Eu também não acho que nestes casos seja o considerar ser-se centro do mundo ou atenções, não há aquela vaidade e vontade de ser, pelo contrário, o que este tipo de pessoas normalmente quer é deixar de ser um "centro de atenções" deste tipo. :)

PiR disse...

""o que este tipo de pessoas normalmente quer é deixar de ser um "centro de atenções" deste tipo."

Então é porque acham que estão no centro das atenções, logo centro do mundo."

Por exemplo, és introvertido e há determinadas pessoas que gostam de "falar" de ti género "nas tuas costas". Por seres introvertido, ao saberes dessas conversas laterais, vais tentar deixar de ser o "centro das atenções"! Mas a questão é: será que foste tu que te auto denominaste o "centro do mundo"? Ou foram "os outros" que de alguma forma te colocaram nessa situação ao ponto de quereres sair dela?

:)