sexta-feira, março 19, 2010 Margarida Lozano 2 Comments

1ª experiência com Leucemia



Ia a caminho do trabalho e encontro uma rapariga que angariava fundos para a luta contra a Leucemia. 
É aí que a minha mente vagueia para o ano de 1993 quando estive internada durante um mês no Hospital. O piso de Hematologia seria o meu mundo naquele momento. 

Passei a conhecer crianças que sofriam de Leucemia, e devo dizer que não foi nada fácil partilhar o mesmo tecto com eles. Eu gostava deles... mas na forma como fui conhecendo a doença que lhes afectava e o modo como eles viviam/sentiam perante essa doença, foi chocante e demasiado para a minha idade na altura (9 anos).  É um sentimento que se designa ser pior que tristeza. Dores infinitas que sofriam por cada injecção dada, por cada ajuda que tinham para movimentarem o corpo... Eu vi e vivi aquilo! Vivi e partilhamos a mesma dor, a mesma angustia, a mesma tentativa de esquecer com sorrisos e gargalhadas.  Eu sei o quanto aquelas crianças passaram... uma autêntica merda de sofrimento.

No entanto posso dizer que foi uma das melhores vivências que tive na minha vida... Foram eles que me ensinaram a ter mais compaixão para com o próximo, de não ser perplexa àqueles que não tinham a mesma sorte que eu na saúde, de ser corajosa por mais que a vida mostrara por vezes ser amarga. 
Tenho saudades deles. Não sei se agora estão vivos, mas quero acreditar que estejam mais felizes que nunca.

E ajudar não custa.
 

Podes Também Gostar De...

2 comentários:

Bloguótico disse...

Verdade... por vezes nem nos apercebemos da sorte que temos!!!

Sissy disse...

Sim é verdade... às vezes não é preciso fazer muito... nem que seja um sorriso.
Beijo