sexta-feira, novembro 19, 2010 Margarida Lozano 22 Comments

Subsídios nas "mãos erradas"


© Getty Images

Após o Estado saber que existe muita gente que recebe do fundo de desemprego porque não querem fazer nada, esquecem-se de outras pessoas que fazem de tudo para ter... não um, mas sim vários subsídios de RSI (Rendimento Social de Inserção). Falo dos ciganos, por exemplo. Não tenho nada contra as famílias ciganas - que também são pessoas como outras - mas não aprovo o que têm andado a fazer para receberem 3.000€ a 30.000€ por mês de subsídio... e por pessoa! E o que fazem eles para tal? Muito simples: cada cigano tem identidades falsas (acabando por ter vários nomes) registados como utentes da Segurança Social; cada nome tem uma área de residência diferente, logo cada cigano não só recebe o subsídio de apoio em Lisboa (sendo uma das áreas de residência) como também no Algarve, no Alentejo, na região Norte, etc., que estão ligados a outros nomes falsos. E se retirarmos um subsídio dali, e outro subsídio de acolá... deparamos que estamos a juntar muito €€; daí eles receberem entre 3.000€ a 30.000€ por mês. Sem esquecer de outros subsídios que ainda recebem!
É com muita pena minha que ainda não têm tido provas para apanharem estes falsos. Se bem que esse dia irá chegar, certamente.

Depois, deparamos com outra situação: quando recebem visitas de assistentes sociais, para observarem as condições em que a familia cigana vive, estes chamam a familia toda para se juntarem numa só casa para os profissionais pensarem que vivem todos no mesmo espaço. 
"Ohh, coitadinhos...!". Eu bem lhes dava o "coitadinhos"!
  
   

Podes Também Gostar De...

22 comentários:

Donna disse...

A justiça tarda mas não falha.

Este post deu-me nos nervos! :S

Beijo

sasha disse...

isso é algo que me irrita, ainda hoje falei com a minha mãe sobre isso, eles enganam o estado à grande e à francesa. podiam ser para pessoas que realmente precisam e vai para eles. pois que eu fazia como o presidente francês e custava-me? nadinha.

Me disse...

Isto e realmente frustrante, eu nao digo que eles ou outra pessoa faça aquilo, porque a verdade e que so ouço dizer, nao sei nada. Mas cada vez mais me vejo a precisar e a dizerem-me que temos de gastar ainda menos. E eu digo, eu quase nao gasto nada, so de vez em quando tenho as minhas extravagancias e vou ter de abdicar disso que e quase nada? E triste e tira-nos as esperanças de que isto pode vir a melhorar. Quando somos pequenos sonhamos que vamos vencer na vida, eu quero acreditar nisso, juro que quero, mas esta a ser cada vez mais dificil! :S

Me disse...

Quanto aquele comentario que fizeste num post meu acerca do Google pagar a quem encontrasse falhas nos seus sites, hmm, isso parece um bocado dificil de aplicar sinceramente.

Unknown disse...

Guidamiga

Não só os ciganos, infelizmente; há profissionais dos subsídios e dos RSI então nem se fala... Em Portugal, quem não é subsidiado ou é parvo ou distraído.

Mas, na verdade, os ciganos abusam. Se se for a uma estação dos Correios nos dias de pagamento dos RSI não vale a pena tentar esperar pela sua vez. São tais as gritarias, os protestos, os ameaços que, se eu fosse dos CTT faltava nesses dias. E com justa causa.

Amiga

Chego aqui por intermédio do blogue da MariaIvone e estou muito satisfeito por te ter encontrado. O teu blogue é muito interessante, e bem escrito. O que, para mim, que sempre ganhei a vida a produzir prosa tão honesta quanto possível, (sou jornalista e dizem que também escritor, dizem…, e aos 69 anos não me sinto velho) é motivo acrescido de satisfação. Mas sou também alegre, bem disposto, brincalhão, adoro viver assim, adoro a minha família.

Espero que me retribuas a visita e deixes comentários na Minha Travessa. E, já agora, que te tornes minha (per)seguidora. Olha: há fado lá na Travessa. Talvez gostes.... Não é pedir muito… Obrigado

Qjs = queijinhos = beijinhos

NB – Peço-te desculpa por este comentário ser tão longo; mas tenho de referir que é um texto base, ainda que com algumas apreciações individuais e específicas. Infelizmente não sou dono do tempo, e a sê-lo seria uma chatice… Para que não haja dúvidas. Mas, é sincero.

Anónimo disse...

Por acaso também é daquelas coisas que me espantam, Guida.
Antes eram tudo facilidades, agora há casais que nenhum deles recebe, com filhos para criar.
Digo-te mais, eu acho que mesmo em casos de pessoas que vivem com pais que trabalham, até aí podiam cortar.

Em relação à música, aquela é dos Myth, mas a francesa é da Natasha St. Pier - Tu trouveras.

Grande beijinho.

Martalicious disse...

eu acredito que das grandes traições possam nascer grandes relações... Não sou nenhum exemplo disso, mas acredito que sim.
beijinhos*

Urban Cat disse...

É como costumo dizer...uma palhaçada, é o que é!

Sissy disse...

Infelizmente, sempre foi assim e vai continuar assim. Se as coisas podiam ser diferentes? Claro que sim... no entanto, ninguém ajuda a melhorar.

Beijoo***

Sutra disse...

Bem postado! ;)

beijo
Sutra

AvoGi disse...

nem sabia que isso acontecia!!! olha lá como sao espertos? "Coitadinhos"!!!!
kis :=)

Anónimo disse...

Não tenhas a menor dúvida..Eu considero isso uma crueldade para todos aqueles que querem e precisam de receber o subcidio, mas que por algum motivo não o recebem..

Anónimo disse...

é uma vergonha...eles têm tudo e não fazem nada!

Su disse...

Este país é uma vergonha!

Donna:
É disso que tenho esperanças.

A Minha Essência:
Também mexeu a mim quando soube.

kitty:
Eles são muito espertos, e não se importam de enganar. Há-de haver um dia em que vão todos cair num grande buraco que eles próprios escavaram...

Me:
Andamos todos a contar tostões, a fazer economias á rasca, e andam estes tipos a tirar dinheiro como um estalar de dedos... Se ao menos as crianças ciganas não fossem educadas desta forma. Eu tirava-as de lá.

Henrique:
Desde já, muito obrigada pela sua visita e por seguir o meu blog.
Quanto á situação referida, acredito que não sejam só os ciganos que fazem atrocidades destas, no entanto é mais neles que a atenção deveria ser centrada. Eu nem quero imaginar os subsídios que eles têm... incluído para ajudar na educação das crianças, em que estas nem metem os pés na escola. Eu retirava as crianças a estas famílias, para o bem delas.

Bs of life:
Concordo. Existem muitas pais que não têm um único subsidio e andam num desespero terrível :( parte-me a alma.

Martalicious:
São opiniões :)

Marta:
É ridiculoso sim, muito muito ridículo... que até doí.

Sissy:
Ninguém mesmo. Epa, uma coisa é certa eles agora vão meter novas leis quanto aos subsídios. Tem de ser! Já se torna ridículo.

Sutra:
Obrigada :)

AVOGI:
Oh, se acontecem! Resmas de vezes, e com pessoas a mais! :(

teorianasnuvens:
É verdade! Uma tristeza profunda...

Ariel:
Têm mesmo tudo, nada lhes falta de material... Menos a educação e o amor.

Su:
Algumas pessoas deste pais é que são uma vergonha.

Me disse...

E mesmo Guida eu conheço pessoas ciganas que foram da minha turma e actualmente sao pais e tem uma vida formada!

Olhos Dourados disse...

Bolas, eu realmente sou muito ingénua, nunca pensei que fizessem isso.

Me:
Felizmente, felizmente! Louvo-os por isso!

Olhos Dourados:
Sim, não só conseguem como não lhes importa se estão a prejudicar outrém.