domingo, agosto 01, 2010 Margarida Lozano 11 Comments

Diferentes formas de estar/ver


Sabemos que Portugal tem as suas tradições, costumes, a sua própria cultura... Assim como sabemos que cada país, uma cultura diferente. 
Sempre achei interessante, de forma geral, aos costumes da Coreia e Japão; mas o que mais se destaca é a Coreia, e a forma como este país reage em situações como a morte de um familiar/amigo. Aqui em Portugal, tanto em outro país da Europa, os funerais têm duração de algumas horas, presta-se condolências, lágrimas, tristeza, muito apoio. 
Na Coreia do Norte é basicamente... o contrário! Devo dizer que é NORMALÍSSIMO uma família coreana comprar uma montanha para fazer a cerimónia e enterrar os seus falecidos (funeral). Sim, uma montanha! Não importa o tamanho, eles pagam o terreno e têm! Mais curioso ainda, e até acho positivo, é que a cerimónia  dura 3 dias e o ambiente é... alegre! Eles cantam, dançam, ficam contentes. Isto porquê? Porque ao criarem este ambiente sabem que a pessoa falecida pode passar para o mundo espiritual em paz, não tendo razões para a sua alma estar "presa" aos familiares/amigos no mundo físico. Digamos que é uma forma de mostrar que sentem felizes pela pessoa ter finalmente encontrado a sua paz, e de não "afligirem" a mesma com as suas mágoas/tristezas.
  
  

Podes Também Gostar De...

11 comentários:

Ritinha disse...

Sim, eu penso que isso é uma visão muito positiva mas, sinceramente, eu acho que não conseguiria ter essa atitude perante a morte!

AvoGi disse...

diferentes visões diferentes países.kis :)

Joana (Dra-D) disse...

As coisas que eu aprendo contigo!!!
Beijos
Dra-D

Urban Cat disse...

Eu acho que cada um lida com o luto de forma diferente. Muitos países fazem uma "festa de despedida" e de facto não discordo. Porém tenho a certeza que não é fácil aceitar essa forma de estar.

Anónimo disse...

Que curioso. :) Tive uma cadeira em que dei algumas dessas características, mas essa desconhecia.
Quando for eu quero ser cremada e que me vão bajular todos os dias durante 20 anos! LOL Brincadeira!

Quem nos dera também ter essa abertura quando o assunto é a morte. Como desejava...
...Mas sabes, os cabo-verdianos também são assim (tirando a parte de comprar montanhas), mas vivem o luto com muita alegria e em clima de festa. Com comida, danças e cantos. Sei disto, porque os 4 anos que estive a viver com a minha avó, ela tinha uns vizinhos cabo-verdianos e por duas vezes, foi vivido com essa intensidade as mortes de familiares. São um povo muito alegre, mesmo com muita miséria...

Beijocas

Bloguótico disse...

... e mesmo em Portugal, dependendo do falecido, o ambiente é de alegria, para alguns!!

Olhos Dourados disse...

Realmente somos muito diferentes. Eles têm essa cultura, não quer dizer que estão mal ou bem, simplesmente são diferentes.

A Loira disse...

Essas culturas fascinam-me, só pelo facto como para eles é fácil lidar com a morte. A nós é tão difícil que por vezes era nem mais fácil viver lá. É o nosso fado...

Coelha disse...

Sinceramente desconhecia esta realidade. Mas realmente acho positivo...
Beijoca*

Esta tradição já vem de há séculos, e é super natural que seja mais fácil para eles do que para nós aceitar tal "ambiente".

Obrigada a todos pelos comentários.